Professores de Bhakti Yoga

Além dos monges guardiões do Sri Chaitanya Saraswat Math, temos a fortuna de receber e compartilhar os ensinamentos de pessoas cuja vida absorta em vivenciar a filosofia e Bhakti Yoga traduzem os mais felizes conhecimentos de dedicação. Sua atuação ou visita ao Brasil marcou a todos que os conheceram.

Nacionais

Sripad Bhakti Vilas Tapasvi maharaj (in memorian)

Tapasvi maharaj

Responsável por trazer a Sri Chaitanya Saraswati ao Brasil, Sripad B. V. Tapasvi Maharaj dedicou a sua vida para compartilhar ensinamentos que tocaram e mudaram a sua relação com o mundo. Seu humor doce e encorajador inspirou muitas pessoas a seguirem uma prática espiritual por todo o Brasil. Sua falta é sentida por todos que o consideram um grande instrutor de Bhakti Yoga no Brasil.

Nascido em 21 de Outubro de 1945 no Rio de Janeiro, começou a se interessar por religião desde pequeno, pois seu avô era teólogo e sua mãe o incentivou a buscar Deus. Cursou Artes Plásticas e foi morar nos Estados Unidos, onde fez várias exposições. Mesmo com realizações, ele estava descontente. Uma noite, pediu que Deus lhe desse um sinal de Sua existência. Em seguida, ele saiu para andar e achou um livro dentro de uma lata de lixo que lhe chamou muita atenção. Era um livro de Bhaktivendanta Swami Prabhupada, Krsna – A Suprema Personalidade de Deus. Lendo o livro, ele percebeu que este Deus fazia sentido, largou tudo e foi até o templo de Washington. Conheceu Prabhupada e se ofereceu para morar no templo, onde recebeu o nome de Ambhujaska. Voltou para o Brasil, abriu e cuidou de um templo no Rio de Janeiro e depois em São Paulo. Comprou a fazenda de Nova Gokula, trouxe as primeiras deidades lá como presidente do templo. Quando Prabhupada deixou o planeta, aconselhou-o a tomar abrigo nos pés de lótus de Srila Sridhar Maharaj.  Desde então passou a servir a missão SCSM. Foi várias vezes para a Índia, uma das vezes passou dois anos lá. Aceitou de Srila Sridhar Maharaj a ordem de sannyasi (monge renunciado) como Sripad B.V. Parvati Maharaj. Ao voltar para o Brasil, trouxe a missão de SCSMath e direcionou vários discípulos de Prabuphada para pés de lótus de Srila Sridhar Maharaj. Algum tempo depois, voltou para India e recebeu o nome de Bhuvana Mohan Das. Traduziu e publicou vários livros da missão, além de escrever outros dois (Pensamento Vaisnava e Deus é gente). Iniciou vários discípulos em nome de Srila Sridhar Maharaj e Srila Govinda Maharaj.

Em 1983, montou o restaurante Prema em Visconde de Mauá junto com Govinda Mohini Devi Dasi. Mudaram para São Paulo, abriu um novo Restaurante Prema em Moema, com um espaço para pregação e divulgação da consciência de Krsna. Em 1994, trouxe Srila Govinda Maharaj para visitar o Brasil pela primeira vez  em uma série de festivais que ocorreu em Vargem Grande- SP. Em 1998, trouxe Srila Govinda Maharaj novamente para o Brasil. Rohini Shakti Devi Dasi e  Srila B. V. Trivikrama Maharaj (então Ananga Krsna Prabhu) haviam construído um Ashram em Campos do Jordão, então a deidade foi transferida para sua nova casa e, desde então, transformou-se no templo central do Brasil.

Bhuvana Mohan continuou seu trabalho de pregação e abriu templos em várias cidades, como Sorocaba, Boituva, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2004, abre um novo restaurante, Casa Prema, com um templo no andar superior da casa, onde continuou com seu serviço de pregação. Em fevereiro de 2007 foi para Índia pela última vez, levou novas edições dos livros Vulcão Dourado e Satisfação Interior. Em 2010, juntamente com Sripad Trivikram Maharaj e Rohini Shakti Devi Dasi, trouxe o sucessor da missão, Srila Bhakti Nirmal Sripad Acharya Maharaj e os sannyasis Sripad B. P. Janardhana Maharaj e Srila B.K. Ashram Maharaj. Srila Acharya Maharaj deu a ordem sannyasi e seu novo nome Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj, que logo depois, abandonou o corpo.

 O templo da Casa Prema, sua família, seus ensinamentos e livros continuam florescendo até hoje por todo o Brasil.

Srimati  Rohini Shakti Devi Dasi

rohini

Reconhecida como ícone de Hatha Yoga no Brasil, pratica Yoga desde os 11 anos de idade, publicou livros e dvd´s e formou inúmeros alunos nesta prática. Seu bom humor, detalhismo, bom gosto, caráter de auto-doação e talento para quiromancia também são famosos, atraindo muitas celebridades e imprensa em seu convívio.

Também conhecida como Regina Shakti, Rohini adora falar sobre os benefícios da Hatha Yoga e já comandou aulas em vários países e no Brasil master classes durante o evento Yoga pela Paz com mais de 6.000 participantes. No entanto, a paixão de Rohini Shakti está na Bhakti Yoga que aprendeu com seu mestre Srila Sridhar Maharaj na Índia e dedicou a prática de sua vida com a orientação de Srila Govinda Maharaj. Fundou o ashram de Campos do Jordão com Srila B.V. Trivikrama Maharaj, projeto que ajuda a manter em todos os detalhes.

Sua inspiração, suas meditações diárias e sua dedicação em serviço devocional e entusiasmo sem paralelos a tornam um exemplo de praticante de Bhakti Yoga e uma professora para quem quer seguir neste caminho.

 Internacionais que palestraram no Brasil

Sripad Bhakti Saram Vaisnava Maharaj (in memory)

Vaisnava  Maharaj

Srutasrava Prabhu, tinha tudo para parecer um norte americano comum, trabalhou como caminhoneiro pelos EUA, casado pai de 8 filhos, vivia na Califórnia. 

Quando jovem encontrou nos EUA com alguns monges indianos – era década de 70 e em meio a força da guerra do Vietnã e movimento hippie  – ele descobriu algo inusitado, oposto a sua realidade, que considerou extremamente atraente – era a Consciência de Krisnha que mais do que uma filosofia lhe apresentou “the beautiful people” como ele gostava de chamar os devotos. Ele tinha uma sensação de dívida com eles que mudaram a sua perspectiva de vida.
Em sua primeira viagem a Índia conheceu um renomado filósofo e mestre indiano Srila Sridhar Maharaj e seu associado Srila Govinda Maharaj, com quem aprendeu por meio de belas experiências e exemplos pessoais os principais conceitos filosóficos e praticas espirituais.
Ele viajou mais de 35 vezes a Índia para esses encontros. Viajou constantemente a países como Russia, Itália, Inglaterra, México, Venezuela, entre outros, compartilhando suas experiências e conhecimentos. Veio ao Brasil pelo menos três vezes. Sendo a última como Sripad B. Saram Vaisnava Maharaj, nome que recebeu ao aceitar o voto de sannyasi. Era um grande conselheiro, pois conseguia trazer para problemas do dia a dia dos devotos os mais profundos ensinamentos das escrituras e dos mestres espirituais que conhecia com profundidade. Falava e lia sanskrito e bengali de cor e cativava os devotos com a sua sinceridade e adorava viajar para o Brasil.

Sri Bhakti Lalita Devi Dasi

Norte-Americana, de uma serenidade e doçuras cativantes o conhecimento e emoção com que Bhakti Lalita conta suas histórias impressionam e tocam quem tem a rara chance de ver uma de suas palestras. Ela viveu por mais de 15 anos na Índia, servindo desde jovem ao seu mestre espiritual, Srila B.S. Govinda Maharaj.  Sua natureza humilde geralmente restringe suas apresentações a um pequeno grupo, pois ela prefere o contato direto, o que acaba atraindo as pessoas em busca de uma conexão mais pessoal. Ela fala sobre temas como Espiritualidade e o Feminino; sobre a cultura de Bhakti Yoga; sobre a experiência de viver numa India como mulher e o que aprendeu com os mestres que conheceu. Visitou o Brasil mais de uma vez e sente-se inspirada a vir novamente no verão.

2 pensamentos sobre “Professores de Bhakti Yoga

  1. Pingback: O Poder da Associação Espiritual Superior | Sri Chaitanya Saraswat Math BR

  2. Pingback: Conselhos e vida de uma Yogi Brasileira | Sri Chaitanya Saraswat Math BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s