Viagens e Peregrinações

Uma jornada para o autoconhecimento

Os viajantes  que peregrinam para a Índia  durante os festivais geralmente  compartilham de uma sensação de que mais do que conhecer um local, suas paisagens e tradições, o peregrino descobre uma parte esquecida de si mesmo. O contato com a espiritualidade se aflora nos locais sagrados da Índia. Por isso, uma importante atividade do processo espiritual é visitar templos, cidades e locais sagrados, especialmente em ocasiões de festival quando você pode conhecer e se relacionar com monges, pessoas santas, devotos e pessoas interessadas em espiritualidade de toda a parte do mundo.

“Na verdade, o que precisamos é obter algum alívio deste plano mundano ao servir aquele que é o plano transcendental em nossa forma plena de alegria. Nós queremos provar esta vida de serviço extático, então o que precisamos para isso é simplesmente agir desta forma. E qual é a nossa necessidade? É obter a associação de boas almas e para isso nós estamos aqui fazendo muitas coisas e muitos arranjos por esta associação” – Srila Govinda Maharaj.

Viagens

Uma viagem de peregrinação vai além do conhecimento e da troca concreta inerente a qualquer viagem. Como tudo que é relacionado com espiritualidade, ela gera um benefício sutil, um mérito de devoção, um desenvolvimento do sentido da fé e uma purificação. Cada local, em cada ocasião tem a capacidade de oferecer um benefício diferente.

A Ìndia é o principal destino dos peregrinos espirituais da Sri Chaitanta Saraswat Math. Além de viagens de peregrinação aos templos estabelecidos da SCSMath por toda a Índia, são coordenadas algumas viagens especiais para lugares sagrados ao longo do ano. Conheça algumas das viagens, destinos e relatos de quem participou:

Calendário de viagens e peregrinações – Índia

As viagens de peregrinação estão ligadas a festivais que celebram aniversários, histórias de um passamento divino ou de mestres espirituais. Este calendário muda a cada ano, uma vez que seu cálculo está baseado em datas lunares. Ele se inicia em março, quando acontece o principal festival indiano Gaura Purnina. Na barra lateral deste site você encontra o calendário com as datas para 2013/2014 e no link por dentro do Calendário pode conhecer os detalhes por de trás de cada data e festividade.

Março

Festival de Gaura Purnima – Nabadwip

Marca o início do calendário anual vaisnava, com a celebração do aparecimento de Sriman Mahaprabhu – o avatar dourado de Deus, que nasceu em Nabadwip há 528 anos.

Este é o maior festival do ano que reúne devotos e monges do mundo inteiro. Liderado por Srila B. N. Acharya Maharaj, o grupo de peregrinos visita em quatro dias de caminhadas inúmeros templos e lugares sagrados de Nabadwip.

O quinto dia é a data de Gaura Purnima – quando a lua dourada de Mahaprabhu aparece no céu. Todo o dia é dedicado para glorificar seus ensinamentos e atividades entre palestras, canções.

Julho

Festival de Ratha Yatra – Puri

O festival de Ratha Yatra reúne milhões de pessoas em uma só avenida da cidade sagrada de Puri. vindos de todas as partes da Índia (e do mundo) os devotos puxam três carruagens, cada qual, leva uma das três deidades do maior templo da cidade: Senhor Jagannath, Subhadra e Balarama de seu templo em Puri até o templo de Gundicha. As carruagens são feitas de madeira e pesam toneladas, além de abrigar os pandas (monges) que adoram as gigantes deidades ao longo do trajeto. Por três quilômetros as carruagens são movidas pelos esforço coletivo dos devotos que puxam uma corda gigante. Há quem diga que são na verdade movidas pela fé coletiva e pela vontade divina. Há diversas passagens na história que contam que as carruagens pararam por dias em algum ponto da avenida, sem que essa massa pudesse movê-las até que cumprido com o seu desejo místico retomassem seu trajeto. Esta é a história do então bebê, Srila Saraswat Thakur, que quando nasceu seus pais o levaram para ver uma das carruagens  ‘estacionada’ na porta de casa e uma guirlanda caiu sobre Ele, que veio a se tornar um dos mestres vaisnavas mais renomados da Índia, sua missão deu origem a várias escolas. Esta conjunção de superlativos acontecen numa das épocas mais quentes do ano na Índia, regada por muitos mantras, devoção e jatos de água dos bombeiros. Para se ter ideia da sua proporção, ao se depararem com este festival os britânicos criaram uma nova palavra “Juggernaut”, que quer dizer uma força que não pode ser parada. Srila Acharya Maharaj lidera esta peregrinação, guiando os viajantes também por outros templos sagrados de Puri e locais onde Sriman Mahaprabhu passou seus passatempos finais.

Outubro

Vyasa Puja Srila Sridhar Maharaj – Hapaniya

Na ocasião aniversário de aparecimento de Sua Divina Graça Srila B. R. Sridhar Maharaj, um grupo de peregrinos viaja para o seu vilarejo natal em Hapaniya para celebrar a vida e ensinamentos deste mestre que inspirou tantas pessoas e linhas espirituais pela Índia e no mundo.

Parikrama de Kartik – Nabadwip- Vrindavam – Govardan

Uma das maiores viagens de peregrinação da SCSMath é liderada por Srila Acharya Maharaj e pode durar mais de um mês em cidades sagradas por toda Índia. É uma viagem inesquecível e muito intensa. Todo o grupo de geralmente 200 pessoas faz os trajetos por trens, mas toda a logística é olhada de perto por Srila Acharya Mahraj que cuida de todos os detalhes. A cada parada em uma cidade sagrada, são visitados templos, lugares especiais como: Jaiapur, Gaia, Rishkesh, Haridwar, Kuruksetra, Mathura culminando nos templos e arredores de Vrindavam e Govardhan

.

Dezembro

Vyasa Puja  Srila Govinda Maharaj – Nabadwip/ Bamumpara

Para celebrar o aniversário de aparecimento de Srila Govinda Maharaj, os peregrinos viajam até o templo localizado em seu vilarejo natal – Bamunpara e arredores onde escutam sobre seus passatempos de infância, sua inclinação espiritual desde jovem e redescobrem os passos deste grande mestre que encantou o mundo.

Fevereiro

Aparecimento de Nitiyananda Prabhu – Ekachakra

A cidade sagrada de Ekachakra tem um dos templos mais recentes da missão. Também localizado numa tranquila zona rural, recebe visitantes que celebram o aparecimento do Senho Nitiyananda, associado íntimo de Sriman Mahaprabhu, que o assistiu em seu propósito de distribuir o mantra que mais beneficia os praticantes espirituais desta era de uma forma muito misericordiosa. Entre campos e plantações, a procissão de devotos passa ao som dos mantras e, que depois, sentados sob árvores escutam detalhes destas atividades inspiradoras.

Viagens a outros centros no mundo

Todos os templos da SCSMath ao redor do mundo também podem proporcionar uma viagem de auto-conhecimento, avanço em Bhakti Yoga. A sede do Brasil, o ashram em Campos de Jordão é um dos destinos dos buscadores locais. Junto com outros centros que oferecem facilidades para visitas e acomodações.

Para saber mais sobre como participar de viagens e pregrinações no Brasil, India e mundo entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s