RECEITAS: Cozinhando para o Divino

Uma das premissas da Bhakti Yoga é fazer com que cada atividade do seu dia seja dedicada à satisfação do Divino. Quando Ele passa a ser o centro, as suas ações ficam livres de reações (karma). Porém os praticantes de Bhakti Yoga detectam mais benefícios nesta conduta.

Um dos grandes exemplos é a culinária. Nesta cultura cozinhar é um exercício diário de viver no modo da bondade. Primeiro porque todas as cozinhas são livres de violência e só utilizam ingredientes vegetarianos, segundo porque a premissa é fazer preparações muito frescas e saborosas – geralmente com o incrível tempero indiano. O terceiro segredo é o clima da cozinha dos templos e casas que se vive Bhakti Yoga. A consciência purificada e elevada, o foco e bom humor são partes fundamentais das receitas da missão. E por fim,  como se cozinha para agradar a Deus a preocupação com o padrão é muito elevada.

Screen shot 2013-07-25 at 6.38.13 AMCada uma das três refeições preparadas no dia (podem ter até oito preparações diferentes)  é oferecida em um altar diariamente. Após este ritual, a prasadam – refeição que foi santificada por que recebeu a energia Divina – é distribuída a quem quer que visite o templo. Os praticantes também seguem esta rotina em suas casas, oferecendo as preparações desta forma antes de colocar na mesa da família.

Diariamente são distribuídos centenas de pratos nos templos e centros ao redor do mundo gratuitamente. E em época de festivais este número sobe para milhares, chegando a 20.000, 30.000 no mundo por evento.

Tudo isso acontece com trabalho voluntário e doação de alimentos. Na Índia, para preparar o principal festival – Sri Gaura Purnima, que acontece geralmente em março –são coletadas toneladas de arroz e batata três meses antes do festival, com voluntários recolhendo doações de porta em porta, de vilarejo em vilarejo. É uma atividade muito bonita, pois todos participam com muita alegria, doando por vezes um duas canecas de arroz. Este espirito de se doar tem um poder de multiplicação paupável quando se vê as milhares de pessoas reunidas em torno de grandes pratos (e de vasilhames cheios que levam de volta pra casa após o evento).

distribuição

Mas os benefícios da prasadam vão além da satisfação de provar refeições tão especiais. A prasadam também tem o seu poder sutil, que é de limpar e purificar os domínios do coração. Ela é parte importante do processo espiritual e ajuda quem a consome a se desapegar mais facilmente de sentimentos ruins e fortalecer sentimentos favoráveis para o cultivo da espiritualidade.

Para participar do serviço da Prasadam, a cozinha para o Divino, seja como doador, voluntário ou degustador – veja o centro mais próximo e sua programação. Caso queira sediar um evento com prasadam e mantra entre em contato conosco!

RECEITAS 

Esta página reúne receitas de prasadam criadas ou preparadas por praticantes de Bhakti Yoga. Caso tenha alguma dúvida sobre a sua preparação, ou quiser compartilhar suas receitas entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar na preparação destas delícias!

 

Um pensamento sobre “RECEITAS: Cozinhando para o Divino

  1. Pingback: RECEITAS: Turnê Sri Gita – Torta Indiana | Sri Chaitanya Saraswat Math Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s