Residência em Govardhan

Srila-Sridhar-Maharaj-Contemplating

O humor respeitoso e liberal dos servos do Senhor aqui.

Por Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, em 28 de agosto de 1983

Giriraj Govardhan é a morada favorita de nosso Guru Maharaj. O Radha Kunda é o maior, mas nosso Guru-varga, nossos guias superiores e sêniores, estarão lá, e nós ficaremos um pouco distantes. Não devemos invadir a posição mais alta. Em vez disso, de Govardhan, vamos vir, servi-los e depois voltar.

nija-nikata-nivasam dehi govardhana tvam
(Sri Govardhana-vasa-prarthana-dasakam: 1)

[“Por favor, me dê uma residência perto de você, ó Govardhan!”]

Em seus últimos dias, nosso Guru Maharaj gostava muito de ouvir este poema de Srila Das Goswami. O significado é que o Radha Kunda é o mais alto, mas nós devemos prestar respeito à posição mais elevada e a nossos superiores, e então voltaremos um pouco para baixo. Isso é pujala raga-patha gaurava-bhange [“adorar o caminho do amor em uma postura de reverência”]. Nosso orgulho será um pouco checado; ele permanecerá em uma posição normal.

“Estou na margem. Eu não estou na posição mais alta, mas estou um pouco mais baixo e tentando subir. Eu sou Vaisnava das [um servo de um Vaisnava], não um Vaisnava eu mesmo.” Essa posição é muito vantajosa, e uma posição inteligente vai tomá-la: “Eu não sou um Vaisnava. Eu sou Vaisnava das.”

Promessa, juventude, escalada—essa é a melhor posição. Estamos apenas progredindo. Nós não alcançamos tudo, mas estamos no caminho para a plena realização. Esta posição é boa. Isso é expresso aqui:

nija-nikata-nivasam dehi govardhana tvam
(Sri Govardhana-vasa-prarthana-dasakam: 1)

Certa vez, durante a circundação do Vraja Mandal, Srila Prabhupad disse: “Hoje, darei aula à noite.” Muitos dos sannyasis foram embora naquela noite para ver Sesasayi, mas alguns ficaram para ouvi-lo. Eu ouvi de alguém que Swami Maharaj mencionou que ele ficou para ouvir Prabhupad. Eu também fiquei para ouvir Prabhupad naquela noite, em vez de ir ver Sesasayi.

Para evitar vê-lo, o próprio Prabhupad disse: “Esta noite, eu darei aula.” Apenas alguns ficaram para ouvi-lo porque no dia seguinte nós coomeçaríamos a ir em outra direção, e não haveria outra oportunidade de ir àquele lugar. É um lugar importante. Lá, Laksmi Devi serve Narayan, que é conhecido como Sesasayi, e quando as gopis foram lá, sentiram o mais alto grau de separação.

yat te sujata-charanamburuham stanesu
bhitah sanaih priya dadhimahi karkasesu
tenatavim atasi tad vyathate na kim svit
kurpadibhir bhramati dhir bhavad-ayusam nah
(Srimad Bhagavatam: 10.31.19)

[“Ó amado! Com medo, nós gentilmente seguramos Seus suaves pés de lótus em nossos seios firmes. Você anda com eles por toda a floresta. Eles não foram cortados por pedras? Nossos corações tremem. Você é a nossa própria vida.”]

Naquela noite, ouvimos de Prabhupad um novo significado de Govardhan. Ele disse que assim como a criação de vacas não se importa com as regras sociais, os devotos de Kṛṣṇa também não se importam com as regras sociais e continuam estendendo seu grupo. Eles não se importam se alguém é um brahman, ksatriya, vaisya, sudra, chandal ou mlechchha. Sem se preocupar com quaisquer regras sociais, os devotos de Kṛṣṇa continuam aumentando sua própria nação, seu próprio grupo. Sem se importar com nenhum estágio do ambiente, eles tentam continuar a estender o pensamento da devoção, a concepção de Kṛṣṇa, em todo e qualquer lugar. Sem se importar com a capacidade dos discípulos, eles continuam.

Fonte: https://premadharma.org/residence-in-sri-govardhan/

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