O Sagrado Mês de Kartik

Srila-Sridhar-Maharaj-Instructing-BW

Por Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj

Asvini, Varuni, Kirtika. Kirtika é o nome da terceira filha de Daksa. Era costume em Vraja Mandal nomear a filha de acordo a uma das filhas de Daksa Prajapati. O nome da mãe de Radharani é Kirtika, e Radharani é chamada Kartiki, no sentido de que Ela nasceu de Kirtika.

Sanatan Goswami deu a pista: masanam marga-sirso ‘ham ( Bhagavad-gita 10.38), Krsna diz: “De todos os meses, o mês Marga-sirsa (novembro-dezembro) Me representa”. Kartik precede Marga-sirsa ou Agrahayan. Assim, o mês de Kartik, portanto, tem alguma razão para ser concebido como representando Radharani. Como Krsna representa Marga-sirsa, pode-se concluir que a Deusa representando o mês anterior, Kartik, representa Radharani.

O mês de Kartik é o mês do voto conhecido como Urja-vrata. ‘Urjesvari’ também é um nome de Radharani. Urjah significa ‘recursos’. Todos os recursos culminam nela. Ela comanda todos os recursos. O sakti, poder ou recursos, são comandados por ela. Assim, o voto seguido no mês de Kartik, conhecido como Urja-vrata, vai finalmente para a conexão de Urjesvari, Sri Radhika, e assim os Vaisnavas enfatizam a observância do Kartik, especialmente com a aspiração de satisfazer Radharani–alcançar Seu serviço, e o serviço a Krsna.

Também nos é dito que naquele mês as gopis observavam a adoração de Katyayani, com o objetivo interno de satisfazer a Devi (Deusa). Nanda-gopa-sutaṁ devi patiṁ me kuru te namaḥ (SB 10.22.4). Essa era a oração interna delas à Devi Yogamaya: “Por favor, faça os arranjos para que possamos ter o serviço do filho de Nanda da nossa maneira afetuosa”. Com essa oração, o Kartik-vrata era observado por elas.

Por isso, também enfatizamos a observância da última porção do Chaturmasya, conhecida como Kartik-vrata. E isso está exclusivamente ligado ao Serviço das gopis, Radharani e Krsna; e o Srimad Bhagavatam também vem nos encorajar na linha da adoração das gopis a Katyayani. Com esse espírito interior, observamos o último mês do Chaturmasya com mais atenção.

(Trecho de “Conversas Sagradas” do livro”Sri Chaitanya Saraswati, Vol. I”)

*Texto publicado em inglês no site: http://www.scsmath.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s