Aparecimento de Srila Jiva Goswami e Vamandev

cropped-Srila-Govinda-Maharaj

 

Por Śrīla Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswāmī Mahārāj. Soquel, 2004

nāma-śreṣṭhaṁ manum api śachī-putram atra svarūpaṁ
rūpaṁ tasyāgrajam uru-purīṁ māthurīṁ goṣṭha-vāṭīm
rādhā-kuṇḍaṁ giri-varam aho rādhikā-mādhavāśāṁ
prāpto yasya prathita-kṛpayā śrī-guruṁ taṁ nato ’smi
(Raghunāth Dās Goswāmī, Śrī Mukta-charitam: 2)

[“Eu ofereço minha reverência a Śrī Gurudev. Por sua infinita misericórdia eu recebi o melhor de todos os Nomes do Senhor (o mahāmantra), o bīj-mantra de dezoito sílabas, Śrīman Mahāprabhu, Śrīla Svarūp Dāmodar, Śrīla Rūpa Goswāmī Prabhu, Śrīla Sanātan Goswāmī Prabhu, a morada suprema de Mathurā, o Rādhā Kuṇḍa, Girirāj Govardhan e a aspiração de servir Śrī Śrī Rādhā-Mādhava.”]

vāñchhā-kalpa-tarubhyaś cha
kṛpā-sindhubhya eva cha
patitānāṁ pāvanebhyo
vaiṣṇavebhyo namo namaḥ

[“Repetidamente ofereço minha reverência aos Vaiṣṇavas, que são purificadores dos caídos, oceanos de misericórdia, e árvo­res realizadoras dos desejos.”]

yaḥ sāṅkhya-paṅkena kutarka-pāṁśunā
vivarta-gartena cha lupta-dīdhitim
śuddhaṁ vyadhād vāk-sudhayā maheśvaraṁ
kṛṣṇaṁ sa jīvaḥ prabhur astu me gatiḥ
(Śrīla Baladev Vidyābhūṣaṇ)

[“Com seus ensinamentos nectáreos, Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu revelou o Supremo Senhor Śrī Kṛṣṇa, cuja refulgência tinha sido apagada pela lama da lógica do cálculo, pela poeira da lógica falaciosa, e pelo fosso do ilusionismo. Que ele seja meu abrigo.”]

Hoje é um dia muito auspicioso. É o Dia do Aparecimento de Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu, que é o protetor da nossa sampradāya e um grande Āchārya. Śrīla Guru Mahārāj disse, jīvādyair abhirakṣitaṁ [que Jīva protegeu]. Toda a nossa sampradāya com tanta riqueza veio de Jīva Goswāmī Prabhu. Rupa-Sanātan deram tanto e Jīva Goswāmī Prabhu os protegeu de outras escolas da religião como a de Śaṇkar Āchārya, como a  de Kapila (o ateu) e sua filosofia sāṃkhya. Eles queriam estabelecer Brahma nirākār nirviśeṣ [plano espiritual sem diferenciação], mas Jīva Goswāmī Prabhu muito autêntica e sabiamente os derrotou e estabeleceu o achintya-bhedābheda-siddhānta [teologia da inconcebível unidade e diferença] de Śrī Chaitanya Mahāprabhu.

Ele nasceu em Bakla Chandradwīp como filho de Anupama. Anupama era o irmão de Rūpa-Sanātan. Aos doze anos Jīva Goswāmī veio para Nabadwīp e se encontrou com Nityānanda Prabhu, e Nityānanda Prabhu mostrou tudo a ele, todos os lugares dos Passatempos de Mahāprabhu Chaitanyadev. Viṣṇupriyā Devī o tomou como um filho e deu lhe tanta nutrição e afeto. Nityānanda Prabhu levou Jīva Goswāmī por toda Nabadwīp Dhām e lhe ordenou: “Mahāprabhu Chaitanyadev deu Vṛndāvan Dhām a todos vocês, então vá para Vṛndāvan.  Estou lhe dando minha misericórdia, minhas bênçãos, afeto, amor, tudo a você. Estabeleça a sampradāya de Mahāprabhu.”

Jīva Goswāmī foi, e no caminho ele recebeu alguma educação em Benares, Kāśī  [Vārāṇasī]. Ele se tornou altamente qualificado em todas as escrituras: Vedas, Vedānta, Upaniṣads, Purāṇa, nyāya. Dentro de cinco anos, ele aprendeu e terminou sua educação porque ele sabia que se ele fosse até Rupa-Sanātan, apenas o serviço estaria esperando por ele. E então ele poderia fazer o serviço mais hábil, linda e autenticamente, depois que ele passasse pela educação.

Em seguida, a partir de Vārāṇasī, ele foi até Rupa-Sanātan em Vṛndāvan, tomou abrigo e ficou com Rūpa Goswāmī Prabhu. Ele tomou dīkśā mantra de Rupa Goswāmī e sempre estava servindo Rūpa Goswāmī. Todos os Vaiṣṇavas, todos os goswāmīs—especialmente Rūpa-Sanātan, Bhaṭṭa Raghunāth, Gopāl Bhaṭṭa, Dās Goswāmī—todos lhe deram muita nutrição e afeto. Jīva Goswāmī também serviu toda a sampradāya por ficar em Vṛndāvan. Pela ordem de Rūpa Goswāmī, ele manifestou e estabeleceu o Templo  de Rādhā-Dāmodar, e quando Rūpa Goswāmī ficou mais velho, ele levou Rūpa Goswāmī para ficar no Rādhā-Dāmodar. Neste templo podemos ver o bhajan-kutīr de Rūpa Goswāmī e o samādhi de Rūpa Goswāmī, o samādhi de Kṛṣṇadās Kavirāj Goswāmī, o samādhi de Jīva Goswāmī e outros.

Uma vez Rādhā-Dāmodar quis me dar algum serviço mas eu não podia pegar,  porque não tinha mão de obra que fosse atuar com o coração e dedicação integrais. Esse tipo de pessoa é muito raro de conseguir. Apenas por dinheiro, como uma operação financeira, eu não poderia fazer isso, mas Rūpa Goswāmī é tão misericordioso e Śrīla Jīva Goswāmī é tão misericordioso também, que eles deram um pedaço do terreno ao lado de Rūpa Goswāmī. Essa terra é também a terra de Rādhā-Dāmodar. E de uma maneira muito crítica, mas legal eu consegui aquela terra através do meu telefone morto! Eu sempre pegava o fone para ver se ele funcionava ou não, e dessa vez eu peguei o receptor para ver se ele ainda estava morto e de repente uma pessoa de Vṛndāvan, Kṛṣṇa Vallabha, estava falando do outro lado da linha e me dizendo: “Mahārāj, quinze dias foram dados por ordem do Magistrado, que se você tomar este terreno dentro de quinze dias você terá essa terra de Jīva Goswāmī Prabhu.”

Então eu fiquei surpreso! Mas em quinze dias onde vou conseguir tanto dinheiro? Em quinze dias quem vai lidar com toda a documentação legal? E Kṛṣṇa Vallabha disse: “Você não se preocupe com o dinheiro. Dinheiro eu vou arrumar, mas mande uma pessoa sua”. Enviei Purnānanda e eu disse a ele para transferir legalmente o terreno em nome do Śrī Chaitanya Sāraswat Maṭh. Śrīla Jīva Goswāmī e Śrīla Rūpa Goswāmī são muito misericordiosos de terem dado aquela terra. Eu imediatamente comecei o serviço lá. Agora, há um prédio de três andares e um belíssimo templo de Śrī Śrī Guru Gaurāṅga Gāndharvā Rāsabihārī Jīu. O puṣpa-samādhi de  Śrīla Guru Mahārāj é dentro do templo. Vocês verão quando forem lá.

Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu tinha um caráter muito forte, e ele foi muito bem educado em sânscrito e nas escrituras, esse tipo de pessoa. Às vezes, ele mesmo corrigia os escritos de Rūpa Goswāmī. Rūpa Goswāmī disse-lhe muitas vezes, “Jīva, veja se está perfeito ou não.”

E Gopāl Bhaṭṭa Goswāmī teve que fazer os seis Sandarbhas,  a super autêntica escritura  da sampradāya de Mahāprabhu. E Śrīla Jīva Goswāmī disse: “Ela estava em uma forma desordenada, então estou fazendo isso de uma forma ordenada.” Dessa forma, ele deu a explicação, mas na verdade ele fez tudo.

Uma vez aconteceu que Vallabha Bhaṭṭa, que era muito erudito, viu que havia uma pequena falha em um śloka de Rūpa Goswāmī, e ele disse: Rūpa, há um pequeno erro aqui, você pode corrigi-lo dessa maneira.” Rūpa Goswāmī estava sempre dando honra a todos, e ele deu honra a Vallabha Bhaṭṭa e corrigiu aquilo. Mas Jīva Goswāmī sabia que o que Rūpa Goswāmī escreveu estava correto. Então ele foi pegar água no Yamunā, e ele foi atrás de Vallabha Bhaṭṭa, e lá ele o conheceu. Ele lhe disse: “O śloka que você tentou corrigir já está correto, eu acho.”

Então Vallabha Bhaṭṭa debateu com Jīva Goswāmī sobre o śloka e ele ficou muito feliz de ver que o que Jīva Goswāmī disse era perfeito. Então ele foi até  Rūpa Goswāmī e disse: “Rūpa, eu disse para você corrigir aquele śloka, mas não é necessário corrigi-lo. Ele está perfeito. Você pode mantê-lo” Então ele perguntou: “Quem é esse menino, de dezessete ou dezoito anos de idade?”

Rūpa Goswāmī disse: “Ele é meu sobrinho e está ficando aqui comigo. Ele é meu discípulo.” Vallabha Bhaṭṭa disse: “Oh, ele é muito educado e um grande paṇḍit. Ele me derrotou nisso.” Rūpa Goswāmī Prabhu ficou um pouco irritado com Jīva Goswāmī: “Ele é seu Guru, por que você foi corrigi-lo? Com esse tipo de mentalidade você não pode ficar comigo. Saia do meu kuñja. Volte para a casa de seu pai, em Bakla Chandradwīp. Vá embora”. Jīva Goswāmī Prabhu ficou muito triste. Ele pensou: “O que devo fazer com a minha vida se eu não posso servir o meu Guru Mahārāj?”

Talvez embaixo da Vaṁśī Vaṭ [uma árvore], Jīva Goswāmī Prabhu foi escrever um livro, Śrī Gopāl-champu. Śrī Gopāl era seu grande amigo, e Śrī Gopāl era viciado no sakhya-rasa do Kṛṣṇa-līlā. Jīva Goswāmī disse: “Vou manter dentro da nossa forma seu sakhya-rasa, e vou escrever um livro para você, para a sua felicidade.” Jīva Goswāmī se lembrou daquilo e escreveu o Gopāl-champu.

Nisso, Sanātan Goswāmī se encontrou com Jīva Goswāmī e viu que ele estava fazendo prāya-upaveśam [jejum até a morte], sem tomar nem água, e desejando abandonar seu corpo. Sanātan Goswāmī foi até Rūpa Goswāmī e perguntou-lhe: “Rūpa, quais são os ensinamentos de Mahāprabhu, você pode dizer?”

Rūpa Goswāmī disse: “Sim. Jīve dayā, nāme ruchi, vaiṣṇava sevā, serviço aos Vaiṣṇavas, e jīve  dayā significa ser amável com as alma-jīvas e dar-lhes a consciência de Kṛṣṇa,  e Nāme ruchi significa tomar o Santo Nome, sempre. Isso é serviço. Esse é o ensinamento de Mahāprabhu.

Então Sanātan Goswāmī disse: “Você disse jīve dayā mas Jīva está abandonando seu corpo. Não foi bom isso que você fez. Não jogue Jīva fora. Ele é um bom garoto.”

Em seguida, Rūpa Goswāmī foi até Jīva Goswāmī e disse: “Jīva, volte.” Ele deu o serviço completo a ele, não só o serviço completo, mas responsabilidade de serviço—tudo. E hoje é o Āvirbhāv [dia do aparecimento] de  Śrīla Jīva Goswāmī. Todos os vāds [ismos] que existiam ele derrotou. Māyāvād, sāṅkhyavād, buddhavād, todos estes ele derrotou e estabeleceu o  achintya-bhedābheda-tattva [princípio da inconcebível diferença e não diferença] através dos seis Sandarbhas.

Jīva Goswāmī compôs muitos livros. E um livro muito bonito, eu gosto muito desse livro, é o Hari-nāmāmṛta-vyākaraṇa, a gramática do sânscrito. E a gramática sânscrita é única, não conseguimos conceber que cada palavra de uma gramática indique Kṛṣṇa. Gramática é gramática, mas ele fez gramática em consciência de Kṛṣṇa. Isso é inconcebível. Todo nome que está dentro da gramática, todo assunto, tudo foi construído com consciência de Kṛṣṇa. Eu li essa gramática e fiquei muito feliz. Eu senti que minha vida é bem sucedida, e isso também aconteceu. Eu não sei realmente sânscrito, mas pela graça de Jīva Goswāmī e pela misericórdia de Guru Mahārāj, sou famoso em sânscrito. Mas na verdade eu não sou tão qualificado. Mais qualificação é necessária para entender. Mas Guru Mahārāj deu o ponto vital para mim e eu posso saborear com isso.

De qualquer forma, o dia do Aparecimento de Jīva Goswāmī Prabhu é hoje. Isso significa que toda a luz, toda a força, toda a beleza e todas as belas concepções da consciência de Kṛṣṇa vieram através de Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu para nós. E essa é a nossa riqueza. É a riqueza da nossa vida e a riqueza do mundo espiritual. Ninguém mais deu o que Jīva Goswāmī Prabhu deu. E assim Baladev Vidyābhūṣaṇ quando foi derrotar o āchārya da Śrī sampradāya, sob a qual fica a seção Rāmānandī, foi desafiado: “Vocês não têm nenhum comentário do Vedānta.” Em resposta a isso, Baladev Vidyābhūṣaṇ escreveu o Govinda-bhāṣya.

Nem Mahāprabhu nem Jīva Goswāmī compuseram tal Vedānta-bhāṣya. Bhāṣya significa uma explicação e interpretação. Contudo, um bhāṣya foi dado por Jīva Goswāmī através dos seis Sandarbhas, composto pelo Tattva-sandarbha, Bhakti-sandarbha, Priti-sandarbha, Paramātma-sandarbha, Bhagavat-sandarbha e Krama-sandarbha. Depois de ler os seis Sandarbhas, Baladev Vidyābhūṣaṇ escreveu um praṇām mantra para Jīva Goswāmī no início do Govinda-bhāṣya:

yaḥ sāṅkhya-paṅkena kutarka-pāṁśunā
vivarta-gartena cha lupta-dīdhitim
śuddhaṁ vyadhād vāk-sudhayā maheśvaraṁ
kṛṣṇaṁ sa jīvaḥ prabhur astu me gatiḥ

“Jīva é o super protetor da nossa sampradāya contra todas as perturbações. Curvo-me aos seus pés de lótus.”

Ele estabeleceu Kṛṣṇa, que é o Parameśvar [o Senhor Supremo], que é o  sach-chid-ānanda-vigraha [a personificação da eternidade, da consciência e da alegria], que é anādi (sem começo), que é ādir [o começo], cujo Nome é Govinda e quem é a causa de todas as causas. Jīva Goswāmī Prabhu estabeleceu neste mundo o que está escrito no Brahma-saṁhitā.

Referência:

yaḥ sāṅkhya-paṅkena kutarka-pāṁśunā
vivarta-gartena cha lupta-dīdhitim
śuddhaṁ vyadhād vāk-sudhayā maheśvaraṁ
kṛṣṇaṁ sa jīvaḥ prabhur astu me gatiḥ
(Śrīla Baladev Vidyābhūṣaṇ)

jīvaḥ–Śrī Jīva prabhuh–Prabhu, yaḥ–quem sudhayā–através do néctar vāk–de [suas] palavras vyadhād–tornou śuddhaṁ–claro maheśvaraṁ–o Supremo Senhor kṛṣṇam–Kṛṣṇa [cuja] dīdhitim–refulgência [tinha sido] lupta–oculta paṅkena–pela lama sāṅkhya–do cálculo, pāṁśunā–a poeira kutarka–da lógica falaciosa [nyāya], cha–e gartena–o fosso vivarta–do ilusionismo [māyāvād]. [Que] saḥ–ele astu–seja me–meu gatiḥ–abrigo.

“Com seus ensinamentos nectáreos, Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu revelou o Supremo Senhor Śrī Kṛṣṇa, cuja refulgência tinha sido apagada pela lama da lógica do cálculo, pela poeira da lógica falaciosa, e pelo fosso do ilusionismo. Que ele seja meu abrigo.”

 

 

Hoje também é o Aviribhav de Vamandev. Vocês conhecem Vamandev? Ele apareceu para ensinar Bali Maharaja. Bali Maharaja iniciou um grande sacrifício de fogo e havia tantas grandes personalidades. Se ele tivesse sucesso, então ele poderia derrotar todos e conquistar permanentemente os céus e outros lugares. Para isso, pela ordem de Sukracharya, Bali Maharaj começou a fazer aquele grande sacrifício de fogo. Mas naquela época todos os semideuses estavam com muito medo. Eles foram ao Senhor Krishna e Krishna assumiu a forma de Vamandev. Aditinandan. Seu nome é Aditinandan. Ele foi naquele dia até o discípulo de Sukracharya, Bali Maharaja, que estava fazendo um grande sacrifício de fogo.

Ele foi lá na forma de um mendigo brahman baixinho. Vendo-O, Bali Maharaj disse: “Eu prometi que neste período, se alguém quiser qualquer coisa de mim, eu darei a ele. Então me diga menino brahman, o que você quer?” Sukracharya era um brahman altamente qualificado e ele entendeu que o menino brahman era Vishnu e não um menino brahman, e que Ele queria tirar tudo de Bali Raja. Então ele disse a Bali Raja: “Esse menino não é um brahman. Ele é realmente Vishnu vindo até você para pedir algo. Mas se você der você perderá tudo.”

Então Bali Maharaja disse: “Eu prometi que neste período, qualquer coisa que me pedirem, eu darei.” Então ele disse: “Oh brahman, me diga o que você quer?” E Vamandev disse: “Eu quero terra—três passos de terra do tamanho dos meus pés”.

“Sim, eu prometo que vou dar a você.” Ele pegou o pote de água kamandalu e quis dizer o sankalpa mantram [uma formalidade védica então predominante]. Naquele momento Sukracharya ficou muito perturbado e entrou no bico do kamandalu e fechou o orifício ficando ali. Ele colocou a cabeça lá para que a água não caísse.

E Bali Maharaj perguntou:”O que aconteceu?” Vaman respondeu: “Nada aconteceu, vou limpar aqui”. Então ele pegou uma grama kus e empurrou-a pelo bico, e um olho de Sukracharya foi arrancado. Então Sukracharya saiu dali e destampou o orifício. A água caiu para o sankalpa e ele a deu a Vamanadev. Vamanadev então disse: “Agora posso colocar meus pés na terra. Que terra você dará? “Seja nesse planeta ou em outro lugar, qualquer lugar que você possa tomar.”

“Eu quero Svarga, Martya, Patala. Os céus, os mundos materiais e os mundos subterrâneos, Patala.”  Quando Vamandev deu seus passos, ele conquistou com seu primeiro passo Svargaloka, e com seu próximo passo Martyaloka. Bali Maharaja perguntou: “Onde está o seu outro passo?” Nada estava na mão de Bali Maharaj porque Svarga e Martya haviam sido tomados. Então ele deu Patalaloka. Quando Vamandev tomou Svarga, Martya, Patala, então Vamandev pediu-lhe: “Dê daksina!”

Bali Maharaja respondeu: “Que daksina eu vou dar? Eu não tenho nada. Svarga, Martya, Patala já lhe dei.” Então Vamandev disse: “Você se curva e eu vou colocar meu pé em sua cabeça”. Ele deu bênçãos a Bali Maharaj e lhe disse: “Estou muito feliz com você. Você vá para Patalaloka e fique lá. Não fique aqui em Svargaloka. Eu escolhi Patalaloka para você. Vá e fique lá.” Então Bali Maharaja disse: “Ok, como Você está ordenando eu farei.”

Vamandev disse: “Estou muito feliz com você. Escolha algum benefício de Mim”. E Bali Maharaj disse: “Se você está satisfeito e muito feliz comigo, então seja meu porteiro naquele lugar, em Patala, a residência que você selecionou para mim. Então para sempre Você estará lá.” Vamandev aceitou.

O Avirbhava (aparecimento) de Vamandev é hoje, Vaman dvadasi. Toda vez esse é um tipo muito crítico de dvadasi porque às vezes Vishnu-srinkala-yoga está acontecendo, e o Ekadasi está acabando, e o Vishnu-srinkala está acontecendo no dvadasi. De qualquer maneira, ontem foi Vishnu-srinkala, e hoje é Vaman dvadasi, então nós temos os dois: Vishnu-srinkala-dvadasi e o Dia de Aparecimento de Jiva Goswami. Todas essas coisas auspiciosas acontecem hoje.

Jay Om Visnupad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!

Bhagavan Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur ki jay!

Prabhupad A.C.Bhaktivedanta Swami Maharaj ki jay!

Vamandev Avirbhav ki jay!

Srila Jiva Goswami ki jay!

 

 

 

 

 

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