Passatempo de Sannyas de Mahaprabhu: Uma Grande Tragédia de Separação

Introdução:

Este texto é um compilado de trechos extraídos da obra “O Vulcão Dourado do Amor Divino” de Srila  Bhakti Raksak Sridhar Maharaj, de uma aula dada por Srila Bhakti Sundar Govinda Maharaj na ocasião desse festival, em 2006, e do artigo “A adoração de Srila Bhaktivinoda Thakur” de Srila Govinda Maharaj. O calendário de 2014 mostra que o passatempo de sannyasi de Mahaprabhu acontece entre os dias 13 a 15 de janeiro.

O Avatar Dourado

Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Avatar dourado, é a encarnação do Senhor Krishna para a era de Kali. Segundo Srila Govinda Maharaj, há um śloka (verso) determinante entre os Vedas, Puranas, Upanishads, que confirma esse fato:
Krishna-varnam tvisakrishnam,
sangopangastra parsadm
Yajnaih sankirtana-prayah
Yajanti hi sumedasah

“Acompanhado de seus associados, Ele é adorado pelo processo de saṅkīrtan, o canto do Santo Nome de Krishna, e aqueles que têm um intelecto refinado realizarão este tipo de adoração.”
Nimai Pandit (seu nome antes de tomar as vestes da renúncia), era um jovem de 24 anos, erudito, mais belo que o cupido, e causou grande comoção em toda a Bengala quando tomou sannyāsa.

Há um capítulo no livro “O Vulcão Dourado do Amor Divino”, em que o sannyās-lila de Mahaprabhu é descrito:
Segundo o cálculo solar, foi no dia de Makara-Saṇkrāntī, uma conjunção auspiciosa de estrelas, que Nimai Pandit foi para Katwa para aceitar sannyāsa, a ordem de vida renunciada. Depois disso, Ele passaria a ser conhecido como Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele atravessou o Ganges a nado e, em roupas molhadas, correu até Katwa. Pouco antes disso, Ele revelou a apenas uns poucos amigos, incluindo Nityananda Prabhu, Gadadhara Pandit, Mukunda, e outros: “ Aproxima-se o tempo em que aceitarei as vestes da renúncia.”

Poucos dias antes disso, um grupo de oposição havia se levantado contra Nimai Pandit. Aqueles que acreditam que a natureza material é o princípio mais elevado e que a consciência é subproduto da matéria começaram a abusar de Nimai Pandit Prabhu.

Certa vez, um brāhmaṇ que acreditava ser uma pessoa muito religiosa e qualificada, porque ele só se alimentava de leite, pediu a Mahaprabhu para participar de seu kirtans norturnos, onde Ele saboreava Krishna-lila. Sri Chaitanya Mahaprabhu respondeu: “Beber leite não é qualificação para ingressar na consciência de Krishna”. Diante da negativa, esse brahman amaldiçoou Mahaprabhu a perder sua vida familiar. E Mahaprabhu aceitou a maldição. Ele disse “está certo!”

Ele pensou: “Eu vim para libertar os homens mais decaídos, mas se eles cometerem ofensas contra Mim, não haverá esperança para a sua elevação.” Ele pensou: “Deixarei a a vida familiar e tomarei sannyasa. Irei de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, pregando os Santo Nome de Krishna”.

Milhões de olhos em lágrimas

Nityananda Prabhu se aproximou do tio materno de Nimai, Chandrasekhara, Mukunda Datta e Jagadananda Pandit. Nesta tarde, teve início a cerimônia de sannyasi. Chandrasekhara Acharya foi convidado a realizar a cerimônia em nome de Nimai Pandit, que começou a cantar e dançar encantando o público.

“Enquanto uma chuva de lágrimas caía dos olhos de milhões de pessoas, Ele Se deleitou tendo Seu belo cabelo raspado. Milhões de vozes cantaram as glórias de Krishna, enquanto Sri Krishna Chaitanya aceitava o bastão da renúncia. A partir desse momento, onde quer que Ele fosse, quem O visse nas vestes de sannyasi chorava de tristeza. Canto as glórias desse belo Deus Dourado, que concede amor divino.”

Chandrasekhara Acharya foi encarregado de realizar os rituais da cerimônia de sannyasi, quando o mantra estava para ser conferido, Nimai Pandit perguntou para Kesava Bharathi: “Esse é o mantra que você me dará? Eu o ouvi em um sonho.” Ele sussurrou o mantra no ouvido de seu guru que concordou dizendo: “Sim, essse é o mantra que eu darei a Você.” Então o mantra foi dado . E o nome deste sannyasi também não foi dado de forma ordinária. Um nome muito peculiar manifestou-se através de Kesava Bharati: “Krishna Chaitanya”. Logo que a multidão ouviu esse nome, todos começaram a gritar: “Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu ki jaya! Todas as glórias a Sri Krishna Chaitanya!”
Mahaprabhu estava muito contente pensando: “Eu vou libertar tantas almas de sua miséria e aflição eternas. Eu prometi libertar o mundo inteiro deste oceano de misérias e levá-los para o mundo nectáreo e agora vou aceitar esta tarefa.” Ele estava muito feliz, mas todos a sua volta mergulhavam num oceano de desespero e tristeza.

O sannyās-lila de Mahaprabhu é cheio de austeridades. Ele as mostrou aos seus devotos e ao mundo. Ele seguiu ao pé da letra os costumes de um sannyāsa daquela época. Ele não dormia em cama, jamais usou óleos em seu corpo e assim por diante. Seus devotos estavam sempre tristes por vê-lo observar tais austeridades.

Em nossa escola, Sri Chaitanya Saraswat Math, Srila Guru Maharaj estabeleceu que * por três dias serve-se apenas arroz e dalma (dal com alguns legumes).
*(durante a ocasião desse passatempo, que dura três dias, relembrando o humor dos moradores de Nabadwip os devotos observam essa dieta menos festiva)

Qual o significado de Seu Sannyasi?

Dentro do conceito Krishna de teísmo existe uma relação de raízes profundas entre a união com o Senhor e a separação Dele. Sem separação, a união não pode ter raízes profundas. A dor da separação pode entrar nas profundezas do coração muito mais do que a felicidade. Tal apreensão aumenta nossa satisfação. Quanto maior for nosso desejo, maior será nossa satisfação. Isso é especialmente verdade nos assuntos amorosos. Se não há necessidade de uma coisa, essa coisa não tem valor.

Mais tarde, depois de Sua conquista de todos os eruditos e religiosos da Índia de diferentes posições e credos, quando Ele retornou a Nabadwip depois de cinco anos, todos estavam transformados. A população se aproximou Dele enlouquecida. É difícil conceber o tamanho da loucura com que as massas se aproximaram de Sri Chaitanyadeva, a criança de seu próprio vilarejo.
Por cerca de dezoito anos, Sri Chaitanya Mahaprabhu viveu uma vida acadêmica como Nimai Pandit.

Depois disso, por cerca de seis anos, Ele perambulou por toda a Índia, incluindo Vrindavan. Nos últimos dezoito anos de Sua vida, Ele permaneceu em Jagannath Puri continuamente. Nos primeiros seis anos de seu sannyasa, Ele se misturou com o público em geral. Nos últimos doze anos de sua vida. Ele se retirou de toda a sociedade humana e envolveu-Se profundamente na atividade de saborear a união em separação de Radha-Govinda.

O sannyasa de Sri Chaitanya Mahaprabhu foi aparentemente muito cruel para Seus devotos e para os membros de Sua família, mas destinava-se apenas a nos conduzir ao nosso lar. Para produzir o êxtase da união era necessário que Sri Chaitanya Mahaprabhu mostrasse a separação de Seus devotos e parentes. Separação e união se ajudam mutuamente. O sannyasa de Mahaprabhu, a Sua Renúncia é uma grande tragédia de separação.

Para conhecer mais sobre a história de Mahaprabhu, sugerimos que você leia a obra “O Vulcão Dourado do Amor Divino” de Srila Bhakti Raksak Sridha Maharaj.

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