Ekadhashi

Ekadashi é o nome dado os 11 dia após a lua nova e ao 11 dia após a lua cheia. Estes dias do mês são calculados em cada localidade por um astrólogo competente recomendado pelo mestre da escola. No caso do Brasil, Sadhu Priya Prabhu da Austrália envia anualmente os cálculos que são registrados no Calendário Gaurabda de cada ano.

O Ekadhashi é muito especial para os praticantes de Bhakti Yoga porque as escrituras afirmam que nestas datas o Senhor Krisnha está mais favorável para aceitar serviço devocional. Então nestas ocasiões, aproveita-se para incrementar a dedicação em serviço abnegado em todas as suas práticas: das meditações, estudos até atividades como cozinhar, coletar entre outras.

Como o propósito do período é aumentar as suas atividades dedicadas a Deus, diminuem-se as atividades de desfrute sensorial e simplificar a atenção para o corpo. Para facilitar isso, os devotos observam uma alimentação mais simples baseada em lacticínios, frutas, batatas, raízes e nozes e livre de grãos entre outros ingredientes considerados impuros para a prática do Ekadhashi.

Orientações e exemplos de seguidores de Ekadhashi

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj sempre enfatizou a importância da prática do Ekadhashi, tanto em palestras quando por seu exemplo de vida. Certa vez questionado por um sanyassi porque ele ainda observava o jejum quando tinha restrições de saúde, idade e mesmo senioridade que poderiam liberá-lo da prática, Ele assim explicou: “A única coisa que Sriman Mahaprabhu aconselhou sua mãe SachiDevi era que ela observasse a prática do Ekadashi então porque Eu não honraria essa instrução?”. De fato, Srila Govinda Maharaj seguia e demonstrava a importância da prática até a sua última refeição feita num dia de Ekadashi.

Práticas do Ekadashi

Jejum

Os devotos não cozinham nesta data alimentos como: grãos, feijões e leguminosas. Vegetais de cores avermelhadas também são evitados como: cenoura, beterraba e tomate, assim como folhas como espinafre, alface ou repolho.

Em geral os pratos são simples e usam como base raízes, lacticínios, nozes, frutas. Apenas temperos como gengíbre, cominho e pimenta do reino são utilizados neste dia. Clique aqui para conhecer algumas receitas de Ekadashi.

Também conhecido como Madhava-tithi (Dia do Senhor), o apetite do Senhor Krisnha está particularmente maior neste dia, então os templos oferecem ampla variedade de alimentos com grãos nos altares das deidades que são provados e honrados no dia seguinte pelos devotos.

Para que a prática seja considerada completa, no dia seguinte ao Ekadashi, conhecido como Dvadashi, os devotos quebram então o jejum comendo uma prasadam com grão dentro de um horário estabelecido (vide calendário).

Atividades

Como parte de se tirar do foco deste dia atividades de cuidado com o corpo como cortar cabelo, unhas, barbear-se são evitadas na ocasião.

Em contrapartida todas as atividades devocionais devem ser incrementadas neste dia. Nos templos cantam-se duas canções extras que falam do dia do Ekadashi:

Sri Hari-vasara-giti de Srila Vrindavan das Thakur

Kirttan Guide (amarelo grande): página 267 /  Kirtan Guide Pocket: página 158

Shuddha-bhakata de Srila Bhaktivinoda Thakur

Kirttan Guide (amarelo grande): página 270 /  Kirtan Guide Pocket: página 170

Ekadashi e MahaDvadashi

Existem algumas ocasiões em que o horário do nascer da lua pode determinar a mudança do dia de jejum. Quando a o dia lunar começa antes do nascer do sol ele é considerado puro. Quando o dia lunar começa após o nascer do sol ele é considerado impuro. Desta forma o jejum deve ser observado no dia seguinte conhecido como Mahadvadashi.

O calendário aponta claramente quais são as ocasiões de Mahadvashi, portanto você não precisa se preocupar com este cálculo. O que muda nestas ocasiões é que os devotos seguem celebrando o dia de Ekadashi (mesmo que ‘impuro’ para o jejum) as atividades de incremento devocional e no dia seguinte realizam então o jejum de grãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s