Aparecimento de Srila Jiva Goswami

Todas as glórias a Śrī Guru e Śrī Gaurāṅga
Dia do Aparecimento de Śrīla Jīva Goswāmī

Por Śrīla Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswāmī Mahārāj
Srila Gurudev in Thailand
Śrī Chaitanya Sāraswat Seva Ashram, Soquel, Califórnia
25 de Setembro de 2004

Transcrição de Amiya Kānti Devī Dāsī, revisada por Śrīpād B.P. Tīrtha Mahārāj e Mahānanda Dās B.R.[Śrīpād B.R. Madhusūdan Mahārāj]

Hoje é um dia muito auspicioso. É o Dia do Aparecimento de Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu, que é o protetor da nossa Sampradāya e um grande Āchārya. Śrīla Guru Mahārāj disse, jīvādyair abhirakṣitaṁ [Śrīmad Bhakti Vinod Viraha Daśakam: 3–1]. Toda a nossa Sampradāya com tanta riqueza veio de Jīva Goswāmī Prabhu. Rupa–Sanātan deram tanto e Jīva Goswāmī Prabhu os protegeu de outras escolas da religião como de Śaṇkar Āchārya e Kapila (o ateu) e sua filosofia Sāṃkhya. Eles queriam estabelecer nirākār [sem forma], nirviśeṣ [sem qualidades], brahma (impersonalismo, sem variedades), mas Jīva Goswāmī Prabhu muito autêntica e sabiamente os derrotou. Ele estabeleceu o achintya-bhedābheda-siddhānta [inconcebível diferente e não diferente manifestação do Supremo Senhor] de Śrī Chaitanya Mahāprabhu.

Ele nasceu em Bakla Chandradwīp como filho de Anupama. Anupama era irmão de Rūpa–Sanātan. Aos doze anos Jīva Goswāmī veio para Nabadwīp e se encontrou com Nityānanda Prabhu, e Nityānanda Prabhu mostrou tudo a ele, todos os lugares dos Passatempos de Mahāprabhu Chaitanyadev. Viṣṇupriyā Devī o tomou como um filho e deu lhe tanta nutrição e afeto. Nityānanda Prabhu levou Jīva Goswāmī por toda Nabadwīp Dhām e lhe ordenou: “Mahāprabhu Chaitanyadev deu Vṛndāvan Dhām a todos vocês, então vá para Vṛndāvan. Estou lhe dando minha misericórdia, minhas bênçãos, afeto, amor, tudo a você. Estabeleça a Sampradāya de Mahāprabhu.”

Jīva Goswāmī foi, e no caminho ele recebeu alguma educação em Varanasi, Kashi. Ele se tornou altamente qualificado em todas as escrituras: Vedas, Vedānta, Upaniṣads, Purāṇa, nyāya. Dentro de cinco anos, ele aprendeu e terminou sua educação porque ele sabia que se ele fosse até Rupa–Sanātan, apenas o serviço estaria esperando por ele. Ele recebeu educação para que pudesse fazer o serviço mais hábil, linda e autenticamente.

Em seguida, a partir de Varanasi, ele foi até Rūpa–Sanātan em Vṛndāvan, tomou abrigo e ficou com Rūpa Goswāmī Prabhu. Ele tomou Dīkśā mantra de Rūpa Goswāmī e sempre estava servindo Rūpa Goswāmī. Todos os Vaiṣṇavas, todos os Goswāmīs—especialmente Rūpa–Sanātan, Bhaṭṭa Raghunāth, Gopāl Bhaṭṭa, Dās Goswāmī—todos lhe deram muita nutrição e afeto. Jīva Goswāmī também serviu toda a Sampradāya por ficar em Vṛndāvan. Pela ordem de Rūpa Goswāmī, ele manifestou e estabeleceu o Templo de Rādhā-Dāmodar, e quando Rūpa Goswāmī ficou mais velho, ele levou Rūpa Goswāmī para ficar no Rādhā-Dāmodar. Neste templo podemos ver o bhajan-kutīr de Rūpa Goswāmī e o samādhi de Rūpa Goswāmī, o samādhi de Kṛṣṇadās Kavirāj Goswāmī, o samādhi de Jīva Goswāmī e outros.

Uma vez Rādhā-Dāmodar quis me dar algum serviço mas não eu podia pegar, porque não tinha mão de obra que fosse atuar com o coração e dedicação integral. Esse tipo de pessoa é muito raro conseguir. Ao invés de dinheiro, como uma operação financeira, eu não poderia ter isso, mas Rūpa Goswāmī é tão misericordioso e Śrīla Jīva Goswāmī é tão misericordioso também, que eles deram um pedaço do terreno ao lado de Rūpa Goswāmī. Esse terreno é também o terreno de Rādhā-Dāmodar. E de uma maneira muito crítica, mas legal eu consegui aquele terreno através do meu telefone morto! O telefone não tocou, mas eu peguei o receptor para ver se ele ainda estava morto e de repente uma pessoa de Vṛndāvan, Kṛṣṇa Vallabha, estava falando do outro lado da linha e me dizendo: “Mahārāj, quinze dias foram dados por ordem do Magistrado, que se você tomar este terreno dentro de quinze dias você terá o terreno de Jīva Goswāmī Prabhu.” Então eu fiquei surpreso! Mas em quinze dias onde vou conseguir tanto dinheiro? Em quinze dias quem vai lidar com toda a documentação? E Kṛṣṇa Vallabha disse: “Você não se preocupe com o dinheiro. Dinheiro eu vou arrumar, mas mande uma pessoa sua”. Enviei Purnānanda e eu disse a ele para transferir o terreno em nome da Śrī Chaitanya Sāraswat Maṭh. Śrīla Jīva Goswāmī e Śrīla Rūpa Goswāmī são muito misericordiosos por terem dado aquele terreno. Eu imediatamente comecei o serviço lá. Agora, há um prédio de três andares e um belíssimo templo de Śrī Śrī Guru Gaurāṅga Gāndharvā Rāsabihārī Jīu. O puṣpa-samādhi de Śrīla Guru Mahārāj é dentro do templo. Vocês verão quando forem lá.

Śrīla Jīva Goswāmī Prabhu tinha um caráter muito forte, e ele foi muito bem educado em sânscrito e nas escrituras. Às vezes, ele mesmo corrigia os escritos de Rūpa Goswāmī. Rūpa Goswāmī disse-lhe muitas vezes, “Jīva, veja se está perfeito ou não.”

Śrīla Jīva Goswāmī ajudou a fazer o Sat-sandarbhas, a super autêntica escritura da Sampradāya de Mahāprabhu. Śrīla Jīva Goswāmī disse: “Ela estava numa forma desordenada, então estou fazendo isso de uma forma ordenada.” Dessa forma, ele deu a explicação, mas na verdade ele fez tudo.

Uma vez aconteceu que Vallabha Bhaṭṭa, que era muito letrado, viu que havia uma pequena falha em um śloka de Rūpa Goswāmī, e ele disse: Rūpa, há algo errado aqui, você pode corrigi-lo dessa maneira.” Rūpa Goswāmī estava sempre dando honra a todos, e ele deu honra a Vallabha Bhaṭṭa e corrigiu o defeito. Mas Jīva Goswāmī sabia que o que Rūpa Goswāmī escreveu estava correto. Então ele foi pegar água no Yamunā, e lá ele conheceu Vallabha Bhaṭṭa. Ele lhe disse: “O śloka que você tentou corrigir já está correto, eu acho.”

Então Vallabha Bhaṭṭa debateu com Jīva Goswāmī sobre o śloka e ele ficou muito feliz de ver que o que Jīva Goswāmī disse era perfeito. Então ele foi até Rūpa Goswāmī e disse: “Rūpa, eu disse para você corrigir aquele śloka, mas não é necessário corrigi-lo. Ele está perfeito. Você pode mantê-lo” Então ele perguntou: “Quem é esse menino, de dezessete ou dezoito anos de idade?”
Rūpa Goswāmī disse: “Ele é meu sobrinho e está ficando aqui comigo. Ele é meu discípulo.” Vallabha Bhaṭṭa disse: “Oh, ele é muito educado e um grande paṇḍit. Ele me derrotou nisso.” Rūpa Goswāmī Prabhu ficou um pouco irritado com Jīva Goswāmī: “Ele é seu Guru, por que você foi corrigi-lo? Com esse tipo de mentalidade você não pode ficar comigo. Saia do meu Kuñja. Volte para a casa de seu pai, em Bakla Chandradwīp.Vá embora.” Jīva Goswāmī Prabhu ficou muito triste. Ele pensou: “O que devo fazer com a minha vida se eu não posso servir o meu Guru Mahārāj?”

Talvez em Vaṁśī Vaṭ, sob uma árvore, Jīva Goswāmī Prabhu estava escrevendo um livro, Śrī Gopāl-champu. Śrī Gopāl era seu grande amigo, e Śrī Gopāl era viciado no sakhya-rasa do Kṛṣṇa-līlā. Jīva Goswāmī disse: “Vou manter dentro da nossa forma seu sakhya-rasa, e vou escrever um livro para você, para a sua felicidade.” Jīva Goswāmī se lembrou daquilo e escreveu o Gopāl-champu.
Nisso, Sanātan Goswāmī se encontrou com Jīva Goswāmī e viu que ele estava fazendo prāya-upaveśam [jejum até a morte], sem tomar nem água, e desejando abandonar seu corpo. Sanātan Goswāmī foi até Rūpa Goswāmī e perguntou-lhe: “Rūpa, quais são os ensinamentos de Mahāprabhu, você pode dizer?”

Rūpa Goswāmī disse: “Sim. jīve dayā nāme ruci vaiṣṇava sevā, serviço aos Vaiṣṇavas, e jīve dayā significa ser amável com as alma-jīvas e dar-lhes a consciência de Kṛṣṇa, e nāme ruci significa tomar o Santo Nome, sempre. Isso é serviço. Esse é o ensinamento de Mahāprabhu.

Então Sanātan Goswāmī disse: “Você disse jīve dayā mas Jīva está abandonando seu corpo. Não foi bom isso que você fez. Não jogue Jīva fora. Ele é um bom garoto.”
Em seguida, Rūpa Goswāmī foi até Jīva Goswāmī e disse: “Jīva, volte.” Ele deu o serviço completo a ele, não só o serviço completo, mas responsabilidade de serviço—tudo. E hoje é o Āvirbhāv [dia do aparecimento] de Śrīla Jīva Goswāmī.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s