Aparecimento de Lalita Devi

Lalitā Saptamī, 2011,

Por Bhakti Lalitā Devī Dāsī no San Jose Seva Ashram, USA.

images

 

Um dia especial hoje, Śrī Lalitā Saptamī; sapt significa sétimo, amanhã será Rādhāṣtamī, o oitavo dia. É o dia favorito de Śrīla Gurudev. Muitos de nós tivemos a boa fortuna de estar com ele nesse dia, anos após ano, e escutamos ele dizer o quanto o Lalitā Saptamī era, em sua opinião pessoal, mais exclusivo do que o Rādhāṣtamī. Mais especificamente estamos na linha de Lalitā Devī e qualquer um que tenha conexão com Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhar Dev-Goswāmī Mahārāj e sua missão através de Śrīla Gurudev e nossos Āchāryas, irá automaticamente para o grupo de serviço de Lalitā Devī. E Śrīla Gurudev deu tantas glórias, ele falou tão belamente nesse dia exclusivo, nessa ocasião especial, que nós observamos com cuidado e atenção, e consciência. Lalitā Devī é uma servidora pessoal exclusiva do mais alto madhura-rasa-līlā. Nós tomamos os pés de nosso Gurudev em nossa cabeça e tentamos nos lembrar das glórias que ele repartiu conosco, estarmos atentos para não cometermos nenhuma ofensa, e tentarmos glorificar Lalitā Devī. Na linguagem de Śrīla Gurudev ela é a superguardiã do serviço e dos Passatempos de Rādhā-Govinda. E tantas qualidades maravilhosas que ele descreveu. Há um verso famoso de Śrīla Rupa Goswāmī, que Śrīla Gurudev sempre citou nesse dia:

               rādhā-mukunda-pada-sambhava-gharmmabindu-

               nirmmañcanopakaraṇe kṛta-deha-lakṣyām

Quando Lalitā Devī encontra uma gota de suor aos pés de lótus de Śrī Śrī Rādhā-Govinda, ela destemidamente se engaja para removê-la. Ela diz: “como isso veio parar aqui? Nós os circuambulamos para certificar que a mínima dor não venha perturbá-los. Mas como, sem percebermos, esta perspiração apareceu? Suor, suor!” Então ela está furiosamente se castigando e quer imediatamente nascer 1 lakh (100 mil vezes)—com essa força ela remove a gota de suor dos pés de lótus do Casal Divino. Se a mínima dificuldade é vista na área de serviço, os associados do Senhor não podem tolerá-la de maneira nenhuma, e tal ansiedade, autoabuso, e seriedade são vistas neles.

Assim, esse é o verso de Śrīla Rupa Goswāmī descrevendo Lalitā Devī, e seu humor intenso de serviço, não permitindo que nenhum problema entre, e desejante de se sacrificar infinitamente para remover até uma gota de suor. Śrīla Gurudev diz que sem sua misericórdia ninguém pode conseguir serviço a Rādhā-Kṛṣṇa. Ela também tem uma natureza magnânima, e Śrīla Śrīdhar Mahārāj descreveu que no seu dia de aparecimento ela sai às ruas e angaria à direita e à esquerda quem quer se alistar no serviço a Rādhā-Govinda. Ela é a superguardiã do serviço dos Passatempos de Rādhā-Kṛṣṇa. Às vezes ela está até ensinando e repreendendo Rādhā e Govinda, para que seus Passatempos possam ocorrer de maneira satisfatória. Ela pode perguntar a Rādhārāṇī: “Porque você fez isso? Você desencorajou Kṛṣṇa a fazer isso ou aquilo.” O mesmo ela faz com Kṛṣṇa: ele fez errado, ele a insultou, que ele nunca mais faça isso. Śrīla Gurudev diz que  esse tipo humor se chama bhama-bhav, bhama é contrário, um humor oposto que ela tem. De ser controversa, agressiva. E por sua graça e pela graça de nosso Guru-varga, nós aspiramos entrar nesse plano de serviço. Śrīla Gurudev descreveu como o grupo de Rupa Mañjarī trabalha sob Lalitā Devi. Ela envia as mañjarīs para fazerem o serviço confidencial, e essa é nossa linha. Nossa última aspiração é por esse campo de serviço.

Também escutamos de Śrīla Gurudev de quando ele era um devoto novo, sobre quando se juntou ao Maṭh em 1947. Em 1950 Śrīla Śrīdhar Mahārāj o levou para o Parikramā de Vṛndāvan. Eles visitaram todos os lugares sagrados juntos, e eram só os dois no Parikramā; às vezes Śrīmad Kṛṣṇadās Bābājī Mahārāj se unia a eles. E depois que eles terminaram o Parikramā, Śrīla Guru Mahārāj o perguntou qual havia sido seu lugar preferido. E Śrīla Gurudev respondeu Ucha Gram, que é o lugar de nascimento de Lalitā Devi, onde é a casa dela. Esse é o local preferido de Śrīla Gurudev. Śrīla Śrīdhar Mahārāj ficou muito feliz por escutar isso, e disse que ele tinha uma conexão especial e bênçãos de Lalitā Devī. E me lembro que Śrīla Gurudev tinha uma reserva para não voltar lá novamente, porque não seria a mesma experiência que ele teve com Śrīla Śrīdhar Mahārāj, quando eles estiveram juntos ali, e foi uma experiência tão maravilhosa. Por isso ele nunca mais voltou lá.

Um pensamento sobre “Aparecimento de Lalita Devi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s