Janmastami, 1997 na Rússia com Srila Govinda Maharaj

061005_hdg3

Por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami

Por favor, tentem vir a Nabadwīp. Tentem vir e ficar. Se agora vocês tiverem alguma pergunta, podem fazer, eu posso tentar satisfazê-los.

Pergunta: Gostaria de entender Kṛṣṇa; Kṛṣṇa vem como uma criança, depois como um homem. Queria entender as diferentes formas de Kṛṣṇa.

Resposta: Iremos tentar entrar no Vṛndāvan -līlā. Esta será nossa meta. E lá Kṛṣṇa é sempre Kiśor Kṛṣṇa. Os Passatempos de Kṛṣṇa se dão em Mathurā, Dvārakā, Kurukṣetra, etc. Devemos ler sobre isso, mas para termos alguma experiência e conhecimento, no entanto é imediatamente necessário entender o Kṛṣṇa de Vṛndāvan que brinca com as gopīs no Jamunā, e a parafernália de lá. E essa é nossa meta, de madhura-rasa: brincar com Kṛṣṇa. Experiência, conhecimento mundano não conseguem entrar nesse plano da dedicação. Apenas com a dedicação podemos entrar ali. Então ler livros, ou tantas outras coisas, será mundano, eles não vão tocar o plano espiritual.

Nos Upaniṣads podemos vemos este śloka tão importante, todos sabem-no:

nāyam ātmā pravachanena labhyo

na medhayā  na bahunā śrutena 

yam evaiṣa vṛṇute tena labhyas

tasyaiṣa ātmā vivṛṇute tanuṁ svām

(Kaṭha-upaniṣad  1.2.23)

Esse conhecimento transcendental irá se revelar misericordiosamente em nosso coração, então podemos entender  tudo, e o coração estará dentro do plano da dedicação. Poder do pensamento, significa pravachanena. Na medhayā significa ‘intelligentsia’, na bahunā śrutena significa que há tanta coisa e tanta escritura; não vai ser por causa disso que aquele conhecimento transcendental aparecerá. Yam evaiṣa vṛṇute tena labhyas, é necessário atrair Kṛṣṇa para mim através do cantar de Seus Nomes Divinos e quando ele for misericordioso comigo, tudo, conhecimento e Passatempos de Kṛṣṇa se revelarão em nossos corações.

Mahāprabhu nos deu esse conhecimento: kīrtanīyaḥ sadā hariḥ. É sempre necessário cantar os Santos Nomes do Senhor e ele dará atenção a mim. A forma transcendental do Senhor é Divina. Uma forma vibracional, uma forma vibracional sonora. Iremos tentar contatar essa forma do Senhor e é muito fácil, em várias escrituras tantos Passatempos diferentes do Senhor estão escritos, mas com minha fé e minha castidade, se eu conseguir manter internamente  o Vraja-līlā de Kṛṣṇa nós podemos conseguir entrar sob sua misericórdia, e pela misericórdia de seu devoto. Esse é um tipo diferente de processo para conseguir a associação do Senhor Kṛṣṇa, mas esse é o processo mais feliz e mais fácil, e sem ofensas vamos tentar cantar os Nomes de Deus e o Senhor vai aparecer em nossos corações.

Em Purī, no templo de Jagannāth, sempre oro assim, ao Senhor Jagannāth: “Ó Prabhu, estou presente na sua frente, por favor, me veja. Eu não consigo ver sua bela forma divina. Mas você pode me ver sempre. Estou aqui, por favor, olhe para mim.” Esse é o procedimento.

Kṛṣṇa é tão maravilhoso e tão grande, e  uma oração pura atrairá seu olhar e seus Passatempos se revelarão em nossos corações. Na situação presente, nessa condição, nós vamos tentar seguir as instruções de Mahāprabhu:

Tṛṇād api sunīchena taror iva sahiṣṇunā

amāninā mānadena kīrtanīyaḥ sadā hariḥ

Não é necessário perguntar a ninguém, você vai sentir, quando você comer e sentir seu estômago preenchido e felicidade para sua mente, sua ansiedade irá embora. Quem está comendo está sentindo felicidade, preenchimento, e sua ansiedade indo embora. E Kṛṣṇa, quando Ele se revelar em nossos corações com seus Passatempos,  toda sua parafernália, e eu puder ver apropriadamente,  isso é a coisa principal. Nós damos atenção a isso, e não é necessário lidar com as escrituras, mas as perguntas nos colocam no caminho certo para o prosseguimento na vida espiritual. E antes disso é necessário fazer algumas coisas, devo ir a Moscou, ou a Petersburg, devo deixar minhas coisas prontas e então devo ir a Petersburg, dessa maneira. Onde estamos vivendo, aqui, estamos fazendo tantas coisas erradas. Primeiro alguma piedade, para a piedade da alma condicionada. Os quatro princípios são muito saudáveis. Quando estamos lançando um foguete no espaço, o lançador é necessário,  senão o foguete não conseguirá ir direito. Do nível material ao nível espiritual tentaremos prosseguir. E as regras e regulações são para isso, para regular o lançador do plano, e isso não foi feito por Prabhupād. Isso é do Śrīmad Bhāgavatam: dyūtaṁ pānaṁ striyaḥ sūnā (SB 1.17.38).

Serviço a Kṛṣṇa sob os conselhos do Guru e do Vaiṣṇava, essa é a coisa mais alta. Serviço tem poder e esse poder transcendental automaticamente vai à pessoa, e Kṛṣṇa estará sob seu controle. Serviço dá esse tipo de poder. Então serviço é o melhor, Guru Mahārāj sempre disse, serviço sob a liderança do Guru–Vaiṣṇava.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s